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Música, ouça!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tipos de aviões

 


Monomotor:
     Um monomotor é uma aeronave dotada de um único motor.  As aeronaves monomotoras são bem mais fáceis e econômicas de operar e manter do que as aeronaves bimotoras.


 
                          Um monomotor sobrevoando


Bimotor:
     O Bimotor é uma aeronave dotada de dois motores.
     De modo geral, pode-se dizer que as aeronaves bimotoras são mais caras, complexas e complicadas de operar e de manter que as aeronaves monomotoras. No entanto, as aeronaves bimotoras oferecem mais flexibilidade para viagens noturnas.

                                Seneca V

Trimotor:
     O trimotor é uma aeronave impulsionada por três motores, geralmente com duas configurações diferentes.

                                Trimotor Ford

Aviões à jato:
     Aviões a jato fazem uso de turbinas para gerar empuxo necessário para o deslocamento da aeronave para frente.   O primeiro avião com um propulsor a jato, denominado termojato, foi o Coandă-1910, criado pelo romeno Henri Coandă. Aviões a jato possuem muito mais força e criam um impulso muito maior do que aviões que fazem uso de turbo-hélices. Como conseqüência, podem carregar muito mais peso e possuem maior velocidade do que outros. Um porém é a grande quantidade de som criada por uma turbina; isto torna aviões a jato uma fonte de poluição sonora.

                             Airbus A380

Aviões supersônicos:
     Aviões supersônicos, como os caças, fazem uso de turbinas especiais, que geram potência necessária para quebrar a barreira do som. Além disso, o desenho do avião supersônico apresenta certas diferenças com o desenho de aviões subsônicos, devido à compressão do ar em altas velocidades não só asa, também à fuselagem tem desenho diferente em relação aos aviões subsônicos além da clara necessidade de reduzir o arrasto do aparelho com o ar.
     A velocidade de decolagem de certos caças chega à 220 km/h.
     Em porta-aviões, usa-se uma espécie de catapulta linear, movida à pressão do vapor proveniente do próprio motor da embarcação. Essa catapulta fica abaixo da pista, ficando visível apenas um gancho no chão da pista, que encaixa no trem de pouso dianteiro da aeronave e a impulsiona fazendo-a atingir a velocidade necessária para decolagem em uma pista curta.  No pouso a velocidade é igualmente alta. Então o caça faz o uso de um gancho de retenção (localizado na parte traseira do avião), que prende-se à cabos de aço esticados na pista, ajudando a parar rapidamente.
     O voo em velocidade supersônica gera mais poluição sonora devido à onda de choque. Isto limita os voos supersônicos a áreas de baixíssima ou nenhuma densidade populacional. Quando passam numa área de maior densidade populacional, os aviões supersônicos são obrigados a voar em velocidade subsônica.
     Algumas aeronaves são capazes de voar em velocidades hipersônicas, geralmente, velocidades que superam cinco vezes a velocidade do som. 

                                Caça supersonico militar.

Planadores:
     Planador - é uma aeronave sem motor, mais pesada que o ar e com uma configuração aerodinâmica semelhante a de um avião, que se mantém voando graças às correntes ascendentes na atmosfera. A prática esportiva com planadores se denomina Voo a vela. Existem planadores utilizados para fins militares.
     São características as belíssimas e delgadas asas de grande alongamento, que visam minimizar o arrasto induzido, atingido a máxima eficiência aerodinâmica.
     Os planadores, mais do que outras aeronaves, são construídos com revestimento externo que ofereça o menor atrito possível com o ar. Os primeiros planadores eram construídos de madeira com revestimento em tela. As versões posteriores foram construídas com revestimento estrutural de alumínio, sendo mais leves.
     O reboque aéreo é a forma mais comum de decolagem no Brasil. Um avião especialmente projetado para essa finalidade, reboca o planador até uma altura adequada para o início voo, normalmente entre 600 e 1000m acima da pista de decolagem. O reboque é feito através de um cabo de comprimento entre 50 e 70 metros que conecta as aeronaves, sendo desligado pelo piloto do planador. Pode também ser desligado pelo rebocador em casos de emergência.
    Os planadores se mantém em voo e alcançam grandes distâncias utilizando-se de correntes de ar ascendentes.
                     Planador
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    Um avião se sustenta através de suas asas que pode ter vários formatos e tamanhos para ter uma melhor aerodinâmica.

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